A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento.
O conceito de medicina preventiva surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina.
A ideia básica era mudar o foco da prática médica, que até então se concentrava exclusivamente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde.
Desde então surgiram várias definições para esta prática, mas todas concordam em um ponto: para ter sucesso em uma estratégia de prevenção são necessárias intervenções as mais precoces possíveis no curso da história natural da doença.
Dessa forma, de um ponto de vista mais operacional, a medicina preventiva também pode ser entendida como um conjunto de técnicas representadas por ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e suas complicações.
Trata-se de uma intervenção proativa, realizada no tempo presente, em função dos riscos projetados para o surgimento ou agravamento de uma doença no futuro.
Pediatria
Clínico Geral
Ultrassonografia
Medicina Preventiva
Nutrição Clínica
Médico Boliviano atuando no Brasil ha mais de 10 anos, com com mais de 16 anos de experiência em Clínica Médica e mais de 15 anos atuando na área de Pediatria. Conta com: * Curso de Pós Graduação em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. * Curso de Ultrassonografia geral e obstétrica.
"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença."
(Lair Ribeiro)