O nutricionista foi educado na ciência da nutrição humana com a finalidade de assumir a responsabilidade pelo acompanhamento nutricional de indivíduos e grupos, portanto, o nutricionista clínico é um membro das equipes de atendimento à saúde que atua na assistência nutricional de indivíduos e grupos para a manutenção das condições de saúde.
Ao atuar em uma instituição que fornece serviços alimentares (ex: hospitais), o nutricionista clínico colabora com os outros membros da equipe administrativa do setor de nutrição e pode coordenar atividades no setor. Para Frangella, Tchakmakian e Pereira (2007), cabe ao nutricionista clínico as seguintes atividades:
a) Adequar e atualizar seus conhecimentos nutricionais e fisiopatológicos.
b) Realizar inquérito alimentar para conhecer os hábitos alimentares e culturais do paciente e sua família.
c) Avaliar o estado nutricional dos pacientes, utilizando-se de métodos subjetivos e objetivos.
d) Planejar e implementar a dieta mais adequada para a situação nutricional e de doença do paciente, determinando as necessidades calóricas e nutricionais pertinentes ao caso.
e) Viabilizar a elaboração e distribuição adequada da dieta planejada.
f) Acompanhar a distribuição das refeições aos pacientes para avaliar a aceitação alimentar.
g) Rever e replanejar a conduta dietética, sempre que necessário.
h) Participar efetivamente da equipe multidisciplinar de terapia nutricional, quando existir na unidade hospitalar.
i) Trabalhar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade com os diferentes membros da equipe de saúde.
j) Fomentar a pesquisa para contribuir com o avanço da ciência da nutrição.
É importante destacar que, já na década de 80, Anderson et al. (1988), alertava que o nutricionista clínico nunca poderá delegar sua responsabilidade pela qualidade da assistência nutricional de qualquer paciente a outro membro da equipe de saúde que não seja outro nutricionista.
Os setores de atuação do nutricionista clínico em unidade hospitalar são: chefia e coordenação do serviço de nutrição clínica da instituição, membro do corpo clínico diretor do hospital, atendimento dos pacientes nas unidades de internação (enfermarias), atendimento nutricional em ambulatório hospitalar, responsável técnico pelo lactário, banco de leite humano e equipe multidisciplinar de terapia nutricional – EMTN (preferencialmente, conforme a legislação vigente, um responsável técnico para cada setor citado anteriormente), bem como em qualquer atividade que esteja exercendo pode desenvolver e coordenar estudos e pesquisas na área de nutrição clínica.
Para poder desempenhar adequadamente suas funções assistenciais, o nutricionista clínico deve desenvolver uma série de qualidades e condições tais como: sagacidade para interpretar todos os componentes pessoais de seus pacientes; flexibilidade mental para adequar-se e adaptar-se às diferentes circunstâncias da atuação profissional; poder de decisão para assumir a responsabilidade em determinar a conduta dietética; capacidade de trabalhar em equipe para compreender as diferentes nuances do trabalho em equipe e, principalmente, conviver com outras categorias profissionais, respeitando seus limites de atuação e sentido existencial e humano, não rígido, nem estrito e, tampouco esquemático, sendo sensível diante dos problemas humanos.
Mas, antes de tudo, o nutricionista deve assumir sua tarefa com atitude positiva, manter-se permanentemente atualizado e amar sua profissão, respeitando-a com uma excelente atuação e valorizando-a com ética e profissionalismo.
Fonoaudiologia
Nutrição Clínica
Clínica e Centro Auditivo SENSORIALE com atendimento Fonoaudiológico e Nutricional. Fonoaudiologia: Exames de Audiometria (tonal e vocal), Teste da Orelhinha, Imitanciometria, Seleção e Adaptação de Aparelhos Auditivos, Terapia de Fala e Linguagem. Nutrição: Exame de Bioimpedância, Avaliação Nutricional e Atendimento Clínico. Vendas de Acessórios.
Pediatria
Clínico Geral
Ultrassonografia
Medicina Preventiva
Nutrição Clínica
Médico Boliviano atuando no Brasil ha mais de 10 anos, com com mais de 16 anos de experiência em Clínica Médica e mais de 15 anos atuando na área de Pediatria. Conta com: * Curso de Pós Graduação em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. * Curso de Ultrassonografia geral e obstétrica.
"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença."
(Lair Ribeiro)